Na tarde dessa quarta-feira (12), foi realizado no bairro Jardim Valéria, o festival de Talentos voltado aos participantes do Centro de Referência em Assistência Social (Cras). O Fest Cras é um projeto criado por iniciativa da educadora social Lais Pinheiro ligada ao serviço e está em sua 4ª edição.

 

 

 

 

 

 

 

Participantes do programa, os adolescentes, Evelin Santana, Valesca Santos e Miguel Chaves comentam sobre a importância dos serviços do Cras para os moradores do bairro. Em especial, falam sobre a programação voltada para os jovens. Para Evelin, os serviços não servem apenas para divertir, “propiciam ensinamentos e ainda a oportunidade de conhecer lugares, como o poço escuro”. Valesca conta que participa do Cras há cerca de três anos e relata que “aprendi muita coisa interessante, gosto muito de vir ao serviço e ficaria durante todo o dia se pudesse”. Miguel fala sobre a experiência dos festivais anteriores. “Participei das outras edições do festival e para mim essa foi a que mais gostei”, explica o adolescente.

A Gerente responsável pelo Cras IV, Eliúde Bonfim, fala que o Cras visa atender toda a população do bairro, com serviços voltados principalmente à garantia de direitos. “Nós temos uma equipe com duas assistentes sociais, duas psicólogas, além de outros servidores. Fazemos a triagem e os devidos encaminhamentos de acordo com a necessidade das pessoas que procuram a unidade”. Sobre as principais demandas da unidade, a gerente relata: “temos uma procura grande pelos benefícios sociais, como o bolsa família. Também solicitam cuidados à pessoas idosas e também auxílio para a retirada de documentos”.

O diretor de assistência social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Michel Farias, fala que eventos como o Fest Cras fortalecem os vínculos comunitários e integram a população do bairro. “É uma oportunidade de fomentar a participação das famílias dos usuários do serviço, fazendo com que os familiares participem e acompanhem seus filhos”. Sobre as demais atividades dos Cras ele explica que outros eventos serão levados as demais unidades. “Esse evento foi realizado nessa unidade do Cras, mas deverá envolver as outras”, declara o diretor.