“Por uma primeira infância protegida”. Esse é o tema da 3ª Semana do Bebê, que acontece até o próximo sábado (08), em Vitória da Conquista. Promovida pela Prefeitura Municipal e Fundação Pública de Saúde da cidade, que administra o Hospital Esaú Matos, a iniciativa faz parte das ações do Selo UNICEF – Edição 2017/2020.

Como parte da programação, familiares e alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Anna Gerusia Bittencourt Ferraz receberam, nesta terça-feira (04), a visita de profissionais de saúde. Na ocasião, médica e enfermeira atenderam as famílias, que tiveram oportunidade de mostrar os resultados de exames de sangue coletado na própria unidade de ensino.

Presente no local, a representante da comissão organizadora da Semana do Bebê, Daisy Andrade, ressaltou que outras ações foram realizadas no espaço em parceria com o Núcleo Extensão, Pesquisas e Estudo de Doenças Crônicas da Fundação de Saúde há alguns dias, a exemplo de oficinas de higiene e saúde bucal e palestras sobre hábitos alimentares saudáveis. “A primeira infância, tema da Semana do Bebê, engloba crianças de 0 a 6 anos. Parte deste público está nas creches e centros municipais de Educação Infantil”, explicou Daisy.

Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Anna Gerusia Bittencourt Ferraz participam de atividades de saúde

“Ações desta natureza permitem a aproximação entre família e creche, estabelecendo vínculos mais fortalecidos. Além disso, temos como retorno crianças mais saudáveis e multiplicadoras das informações obtidas”, ressaltou a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Anna Gerusia Bittencourt Ferraz, Fabiana Chaves.

Vó de aluno, a diarista Inês de Jesus, avaliou as atividades de modo positivo. “Foi muito bom ter a médica aqui na creche. Pertinho de casa e fez um bom atendimento. Espero que esse trabalho se repita”, disse.

No Centro Municipal de Educação Infantil Regina Ramos Cairo, localizado no bairro Patagônia, os alunos de 2 a 5 anos também participaram de ações da 3ª Semana do Bebê. A equipe do Educarte esteve no local nesta quarta-feira (05) e proporcionou aos pequenos momentos lúdicos com pintura facial, confecção de esculturas com balões e contação de histórias.

“A Secretaria Municipal de Educação está envolvida em todas as ações do Selo Unicef, pois atendemos em nossas escolas, centros municipais de Educação Infantil e creches um grande número de crianças e adolescentes de todas as partes do município”, concluiu a coordenadora pedagógica de Educação Infantil da secretaria, Júlia Alves.

Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Regina Ramos Cairo participam de atividades da Semana do Bebê