2º Festival Cultural Quilombola da comunidade de Oiteiro acontece no domingo, 16

Evento promove valorização da cultura local com capoeira, palestras, artesanato e comidas típicas

A partir das 9h do próximo domingo, 16, os moradores da comunidade de Oiteiro estarão envolvidas no Festival Cultural Quilombola. O evento, que está em sua segunda edição, pretende promover a valorização e o resgate do universo cultural local, por meio de apresentações de capoeira, palestras, artesanato e comidas típicas. Todas as atividades acontecerão numa área próxima ao posto de saúde local.

Além do aspecto cultural, o festival também terá caráter comemorativo. “Queremos comemorar nossas conquistas e benefícios que tivemos, com o auxílio do Governo”, explica Isaque Oliveira, integrante da direção da associação de moradores local, entidade que organiza o evento com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Ao mencionar conquistas e benefícios, Oliveira enumera investimentos provenientes de diferentes esferas governamentais, a exemplo das 130 casas construídas por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Também existem na comunidade aproximadamente 15 jovens cursando o Ensino Superior, além de outro grupo de adolescentes em fase de preparação para essa etapa. Eles participam do Curso Pré-Vestibular Quilombola, uma iniciativa do Governo Municipal que auxilia jovens de comunidades quilombolas a conseguirem o acesso ao Ensino Superior. O transporte é fornecido pela Prefeitura.

A comunidade dispõe de cerca de 60 cisternas de produção e quase 300 de placa – aquelas que captam a água das chuvas por meio de calhas instaladas no telhado das casas. Todos os reservatórios foram conseguidos por meio de parcerias com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).

Oiteiro está situada no território do povoado de Lagoa de Maria Clemência, pertencente ao distrito de Pradoso. Ali vivem cerca de 350 famílias. A associação de moradores local espera a participação de pelo menos 2 mil pessoas no Festival Cultual Quilombola.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
20/11
Mostra Cinema Conquista coloca produção brasileira em cartaz
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
17/11
VIII Copa Café de Handebol será nos dias 18 e 19
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
16/11
Café com Cinema: evento lança 12ª Mostra Cinema Conquista
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
14/11
Prefeitura de Vitória da Conquista dá início ao Censo Cultural