O Dia do Dentista Brasileiro é comemorado todos os anos em 25 de outubro. A data presta homenagem aos profissionais que cuidam da saúde bucal. A escolha deste dia se deve ao Decreto de Lei nº 9.311 de 25 de outubro de 1884, que criou os primeiros cursos de graduação em Odontologia do país na Bahia e no Rio de Janeiro. O Conselho Federal de Odontologia tornou oficial esta data como o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista.

O odontólogo exerce um papel de extrema importância na saúde de todos. Além de tratar diretamente os dentes, ele também é responsável pelos cuidados das gengivas e de importantes ossos da face, a exemplo do maxilar. É ele quem trata de tudo relacionado com a boca, desde a higienização correta, a prevenção de doenças e, também, tratamentos de estética facial.

A Rede Municipal de Saúde conta hoje com 82 odontólogos em vários setores. Além dos atendimentos nas unidades de saúde, esses profissionais atuam, também, em várias ações e projetos como o Programa Saúde na Escola (PSE) e o Odontomóvel, que leva para a população, de forma itinerante, cuidados e conscientização sobre a importância da saúde bucal.

Para a odontóloga da rede municipal de saúde, Rosali Fernandes, o profissional odontólogo hoje está inserido em várias realidades, desde o aspecto biológico até o psicossocial “construindo sorrisos, restaurando e mantendo a saúde e transformando vidas”. Ela ainda completa: “Neste dia parabenizo a todas e todos os cirurgiões dentistas de Vitória da Conquista que trabalham com amor à profissão e com a feliz missão de promover com excelência a saúde bucal valorizando o ser humano em sua plenitude”.

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, presta uma homenagem especial a todos os profissionais que fazem parte deste trabalho tão importante.