Em Vitória da Conquista, a preparação para o combate ao coronavírus foi iniciada ainda em fevereiro. A cidade entrou na luta e são os servidores da Prefeitura, na linha de frente, que estão dia e noite trabalhando para que Conquista vença essa batalha.

O trabalho de prevenção e combate ao coronavírus é ininterrupto e os profissionais que estão na linha de frente dessa batalha têm demonstrado um importante compromisso com o bem-estar coletivo. Os servidores municipais estão provando o quanto são capazes e dedicados. O que muitos deles já sabiam e que agora é reconhecido pela população, é que ao escolher o serviço público como carreira, o cidadão se dispõe a trabalhar em favor da segurança e do bem-estar da sociedade. Não importa dia ou circunstância. Aliás, em momentos de calamidade como a que se vive, o seu trabalho até aumenta. Mas suas forças são renovadas, pois cada servidor sabe do seu papel na Administração Pública.

Como estratégia para o enfrentamento do novo coronavírus na cidade, os servidores da Secretaria de Saúde intensificaram seu trabalho. As unidades de saúde têm seu horário de atendimento ampliado e centrais de atendimento, monitoramento foram criadas. Novos profissionais foram contratados para prestar o melhor serviço de saúde para a população. Agentes de fiscalização da Vigilância Sanitária, de Serviços Públicos, Semob e do Procon também têm suas funções ampliadas para garantir a proteção, organização e segurança à população.

Novos serviços foram implantados e os técnicos e analistas do Núcleo de Tecnologia da Informação também estão envolvidos diretamente no combate ao coronavírus. E as equipes de Comunicação estão dia e noite informando e conscientizando a população em um trabalho contínuo, pois a informação também é uma arma eficaz nesta guerra.

E em uma situação de crise, os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social são essenciais. Equipes que antes atendiam de segunda a sábado, passaram a trabalhar de domingo a domingo para atender a população mais vulnerável, inclusive da zona rural, em um trabalho de parceria com os técnicos da Secretaria de Agricultura.

Assim também tem acontecido com os servidores dos Serviços Públicos. A higienização dos logradouros públicos foi intensificada e essa ação diminuiu a força do inimigo: o coronavírus. Para esses servidores, não há diferença entre dia e noite.

Pedreiros, encanadores, pintores, eletricistas, entre outros, também entraram na força-tarefa. Seja na instalação dos 50 kits de pias nas feiras livres, na adaptação do espaço que passa abrigar o Centro Municipal de Atenção ao Coronavírus ou ainda na melhoria da iluminação pública das vias no entorno das unidades de saúde que tiveram seu horário de atendimento ampliado.

Técnicos administrativos também trabalham para que os recursos municipais sejam realocados prioritariamente à saúde, preservando, contudo, os serviços essenciais à população, bem como os de assistência social e de limpeza do município. Outros técnicos auxiliam na elaboração de leis e decretos que estabelecem diretrizes para o combate à Covid-19.

E enquanto a cidade luta contra essa doença, os serviços de limpeza, manutenção e obras continuam sendo realizados.

Neste Dia do Trabalhador, a Prefeitura de Vitória da Conquista agradece a cada um que trabalha por nossa cidade. Com cada um de vocês, vamos passar pela pandemia e continuar construindo uma cidade ainda melhor.