14 de março: Vitória da Conquista celebra o Dia Municipal da Cultura

Na data em que nasceu o cineasta Glauber Rocha, o município testemunha uma série de iniciativas culturais executadas pela Prefeitura

Neste sábado, 14 de março, celebra-se em Vitória da Conquista o Dia Municipal da Cultura. Não por acaso, é também a data em que nasceu o cineasta conquistense Glauber Rocha. Se não tivesse falecido em 1981, aos 42 anos, Glauber completaria 76. E poderia, talvez, testemunhar tanto a homenagem à data de seu nascimento quanto as iniciativas culturais atualmente desenvolvidas pela Prefeitura.

Muitas delas, aliás, concentram-se no Centro Cultural que o Governo Municipal construiu totalmente com recursos próprios, e batizou, justamente, com o nome Glauber Rocha. O espaço, com capacidade para receber cerca de 20 mil pessoas, reúne todas as condições necessárias para que as atividades culturais ali realizadas sejam bem-sucedidas, a exemplo da segurança, do conforto e da qualidade de sua infraestrutura.

O Natal da Cidade, evento que no ano passado completou 18 anos, traz anualmente a Vitória da Conquista artistas que têm como cartão de visitas a qualidade de sua produção musical, e não exatamente o êxito comercial ou à presença constante nos meios de comunicação.

É por essa razão que a população de Vitória da Conquista pôde ver, desde 1997, apresentações musicais com Elomar Figueira, Milton Nascimento, Yamandu Costa, Fagner, Guilherme Arantes, Antônio Nóbrega, O Teatro Mágico, Erasmo Carlos, Gal Costa, Lenine, Chico César, Zeca Baleiro e Zizi Possi, entre vários outros. Além de estarem em segurança, os cidadãos jamais pagaram um tostão para acompanhar os shows do Natal da Cidade.

Essa mesma lógica de produção é aplicada ao Forró Pé de Serra do Periperi, o evento com que a Prefeitura festeja o São João no município. Desde a primeira edição, em 2009, há um compromisso para manter, todos os anos, as características que o tornam, ao mesmo tempo, popular e sofisticado. No mesmo palco, podem se apresentar o um terno de reis da zona rural e um artista como Alceu Valença, Xangai, Adelmário Coelho, Flávio José ou Waldonys.

Além das comemorações natalinas e juninas, o Centro Glauber Rocha recebe este ano, pela primeira vez, uma edição do Festival da Juventude. O festival, que em abril e maio terá sua terceira edição, consolidou-se como o maior e único evento do gênero voltado para os jovens no interior do nordeste. A última edição, em 2013, reuniu jovens de mais de 60 municípios em atividades de formação, apresentações culturais e shows de artistas locais e nacionais.

Os editais de cultura, lançados pela Prefeitura nessas duas ocasiões, contemplam artistas locais que querem se inscrever para se apresentar para o público da cidade, manifestando-se por meio de diversas linguagens artísticas.

Glauber Rocha provavelmente veria com bons olhos o fato da Prefeitura de sua cidade-natal ser a única na Bahia a manter em funcionamento um conservatório de música, que oferece aulas gratuitas de instrumentos musicais e canto coral a aproximadamente 580 alunos.

Também aprovaria, por certo, o empenho da Administração Municipal em criar a Orquestra Conquista Sinfônica, após ter o projeto contemplado pelo Edital do Programa de Cultura do Banco do Nordeste. Além de formar uma orquestra jovem, a iniciativa pretende ministrar aulas de música para crianças e adolescentes vinculados à Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente. Isso valoriza e incentiva a produção da música clássica e instrumental, ao mesmo tempo em que formam plateia para esse estilo musical em Vitória da Conquista.

Além disso, Glauber também prestigiaria as sessões de cinema que acontecerão no Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceus), que a Prefeitura está construindo no bairro Alto Maron, e que, além de locais para atividades esportivas, terá espaços para teatro e cinema, bem como as sessões do Cinejuv e as edições do Sarau Jovem. Por fim, o cineasta veria a Administração Municipal atuar como parceira da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) na realização da Mostra Cinema Conquista – evento que, por diversas vezes, contou com a presença de sua mãe, Lúcia Rocha.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
19/10
Vitória da Conquista sedia I Encontro da Rede de Leitura Inclusiva
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
18/10
Campeonato Baiano de Triathlon acontece neste domingo, 22, e altera trânsito
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
10/10
Biblioteca José de Sá Nunes promove atividades especiais para o Dia das Crianças
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
03/10
Programação cultural movimenta fim de semana conquistense